domingo, 27 de novembro de 2016

5 Filmes que você achou que eram para crianças

   Boa noite, queridos amigos, colegas e leitores! Mais um post por moi, Raven Franzina. O Ninho de Corvo não está em pausa, é só que o gordo do Corvo Gordo e eu estamos em período de provas finais, então imagina como a felicidade está exalando ao nosso redor. Mas fiquem tranquilos, o blog não para tão cedo.


   Nesse post escreverei sobre filmes cujo trailer, marketing, ou apenas pelo estilo, nos fez imaginar que se tratava de filmes voltados ao público infantil, mas com significados muito complexos para as mentes inocentes de doces crianças (não, não estou falando de conteúdo +18). Confiram a lista:

1. A Viagem de Chihiro


    Creio que deixei bastante óbvio, até mesmo pela capa do post, que esse filme estaria na lista. A Viagem de Chihiro, por ser uma animação cuja personagem principal é um garota que viajar por um mundo de "fantasias", por assim dizer, nos faz pensar ser um filme sem nenhuma profundidade. Porém, esse filme nos passa recados sobre o amadurecimento, onde uma menina mimada e assustada é forçada a crescer e fazer escolhas mais corajosas para retornar para sobreviver e salvar seus pais.

"Nunca nos esquecemos das coisas, apenas nos deixamos de lembrar delas"

2. Ponte para Terabítia


   Pra quem acompanha o blog, deve se lembrar que já escrevi sobre Ponte para Terabítia. Um filme que parecia mostrar como recuperar a imaginação de uma criança que diariamente se vê forçado a crescer mais e mais, possuindo cada vez mais responsabilidade, por causa da condição financeira da família. Mas poucos desconfiavam que também iria nos fazer chorar tão intensamente, nos mostrando uma realidade da qual a personagem principal não pode fugir ou se desfazer de seu arrependimento.

"Feche os olhos, mas mantenha a mente bem aberta"

3. Shrek


   Crianças ao se depararem com as cômicas aventuras desse ogro verde e mal humorado, costumam não prestar atenção em como Shrek passa uma mensagem que, ao meu ver, deveria ser ensinada constantemente aos jovens. Esse filme é sobre aceitação e auto aceitação! Não é porque você é diferente que você precisa se isolar do resto do mundo e também não é motivo de o resto do mundo tratá-lo mal ou pré julgá-lo.

"Eles me julgam antes de me conhecer, é por isso que sou melhor sozinho"

4. Operação Big Hero 6


   Quando a gente vê a cara fofinha do Baymax, não há dúvidas que pensamos que Operação Big Hero 6 será mais uma animação voltada ao público infantil e que não será necessário pensar em seus significados. Mas quando nos deparamos com as escolhas difíceis em que a personagem principal se encontra, percebemos que o filme nos diz sobre como não podemos buscar vingança, que devemos fazer o certo independentemente das tragédias que nos ocorrem. 

"Chorar faz bem. O choro é uma reação normal a dor"

5. Como Treinar Seu Dragão


   Acredito que a maioria das pessoas (sendo crianças ou adultos) ao ver o poster ou o trailer desse filme pensou "WOW dragões". Sim, é uma reação comum, já que dragões são muito legais e, por isso, pensávamos que o filme iria ser de aventura e ação somente. Apesar de lutas muito legais e momentos de grande excitação, o filme reflete também sobre aceitação e preconceitos. Assim como em Shrek, os dragões eram mal interpretados pelos vikings, mas felizmente havia um viking entre eles que também possuía a dificuldade de se auto aceitar, pois achava que deveria ser mais semelhante aos outros, mas que por ser diferente pode apresentar novas perspectivas de boa convivência para as duas espécies.

"A vida aqui é incrível, mas não para os fracos de coração"

   Enfim, essa é a lista de filmes que possuem significados além do esperado. Espero que tenham gostado e, muito provavelmente, vocês já assistiram todos aqui. Me contem quais filmes surpreenderam mais vocês nos comentários. Estarei esperando. Obrigada pela atenção.

4 comentários:

  1. Olá!
    Já assisti todos esses filmes, e tens razão, n são para crianças... Na verdade, queria que proibissem a entrada de crianças no cinema, pois eu n suporto escutar choro, risada e qualquer outro tipo de barulho enquanto assisto (tanto quando vou no cinema quanto ao comprar um piratinha ><)
    Eu lembro de quando fui assistir, por exemplo, Guerra Civil... Tinha crianças de 5 anos lá mano, fazendo barulho, aquelas porra n sabia nem o q estava acontecendo no filme (q ódio velho)

    Skull Minds
    Twitter
    Tumblr
    Snap: maisaindia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não concordo com a parte que crianças não deveriam ir ao cinema, se elas fazem barulho, é porque os pais não educaram corretamente, crianças nunca foram problemas pra mim no cinema. Já os adultos e adolescentes... Não tem coisa pior do que ouvir um adulto conversar o tempo todo e ter a audácia de mexer no celular, sabendo que tá atrapalhando todo mundo. Crianças são inocentes e não sabem que estão incomodando em sua maioria, mas se a mãe chamar atenção, elas aquietam. Mas adultos fazem porque estão pouco se fodendo pro resto das pessoas.

      Excluir
  2. Não entendi muito seu titulo, porque eu acho que filmes que ensinam algo sim são para crianças, eu não acho que filmes como os da princesas da Disnye cujo tudo acaba sem nenhuma consequência ruim é algo que devemos acreditar.

    A vida é dificil e exatamente por ver proximo uma criança que os pais botaram na bolha agora esta enfentando serias difilculdades para lidar com perdas e colegas chatos na escola, isso é porque ela ainda é uma criança e ja tem coisas a lidar. Filmes como Frozen que além de por coisas estranhas não ensinam nada.

    A verdade e que tem idade para tudo, mas mostrar so coisas super fofinhas que tudo acaba sempre 100% bem, e que os personagens não se esforçam muito por aquilo é algo vazio.

    Eu adoro desenhos e animações vejo junto com minha filha e outros sozinha. Mas um que eu acho que não tem lá muita coisa boa e ainda é traumático é o meu vizinho Totoro, ele é realmente triste para quem pará e pensa. E eu não vejo muita lição boa nele. A não ser sonhar e se manter feliz em uma situação triste, mas isso é fuga da realidade e pode não acarreta coisas boas posteriormente.

    Crianças no cinema, devem ver filmes de crianças, minha filha já ver desenhos, mas filmes nada, então eu acho que é culpa dos pais que são irresponsáveis, sabe que a criança não vai ficar quieta mas ainda assim leva. Criança tem que ir no cinema sim, mas para ver desenhos e coisas assim que são para elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Tania. Acho que você não entendeu bem o que eu quis dizer com meu post. Esses desenhos não são apenas pra crianças, com isso, quero dizer que são para adultos também. E, por mais que uma criança é esperta, elas são muito inocentes para enxergar a profundidade dos recados em uma animação. Quando eu era mais nova, assistia Aladdin quase todo dia, mas só fui entender seu recado quando reassisti em minha adolescência.

      E lamento descordar quanto ao Frozen, creio em que animações onde mostram a força das mulheres, o amor entre irmãs e que você não deve se casar com o primeiro "príncipe" que te aparecer não é um desenho ruim pra criança. Comparado com A Branca de Neve, Cinderela, entre outros desenhos em que a garota depende de um cara para seu final feliz, Frozen tá muito na frente. Outras animações boas para garotas: Mulan e Valente. Com recados bons e que mostram a força de suas personagens femininas.

      E eu realmente acredito que cinema é lugar pra criança, como respondi o post acima. Afinal, barulho e falta de educação não são exclusividade de crianças, como já citei. Os pais são responsáveis por manter seus filhos na linha em um cinema, mas quem que coloca um adulto mal educado na linha?

      Enfim, obrigada pelo comentário. Volte mais vezes.

      Excluir