quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Indicação: Luke Cage

Fala pessoal. Corvo Gordo na área, e hoje vou fazer o mesmo de sempre, Indicação.
Já faz um tempo que não posto nada, estava até me sentindo enferrujado, mas o ninhodecorvo está precisando voltar a ter frequência, então lhes trago minha análise sobre amais recente série Marvel lançada pela Netflix: Luke Cage.


Os 13 episódios vieram ao ar no dia 30 de setembro deste ano, dando continuidade na vida de um personagem chave para o futuro do MCU nas séries (o mesmo universo do cinema).  Apresentado em Jessica Jones (um dos nossos primeiros posts), Luke Cage é interpretado por Mike Colter, lapidando a profundidade da personagem ao longo da história, para entrelaçar seu passado com suas características reclusas.
A história é relativamente bem desenvolvida, sendo dividida em duas etapas, com dois principais vilões distintos, e dois sub-vilões que amarram as relações na trama.
O enredo se passa no Harlem, um bairro majoritariamente negro de Nova York, e toda a trama está em volta a essa comunidade afro-americana e a criminalidade envolta na região. Alguns temas sociais são abordados, como violência policial e racismo, mas em segundo ou terceiro plano, de forma superficial e, de certa forma, reacionária.
A ambientação me parecia nostálgica e familiar, como se já vista em outras séries (acredito que muitos poderão identificar em quais), muitos prédios clássicos e um ar de “filme de época” nas cenas de rua.
Uma coisa que notei, quanto à fotografia, e que me incomodou muito, é a falta de cor nas filmagens. Diferente dos outros dois fortes títulos (estou excluindo a série da ABC), Luke Cage, se mostra opaco, sem as cores vivas e os contrastes marcantes nos outros títulos. Um ponto favorável: parece ter mais luz do dia, trazendo um tom mais suave.
Não há muito que falar das atuações, por isso, pularei direto para a trilha sonora. Muitas baladas são exibidas ao longo dos capítulos, com muito Soul, representando o clássico da música negra nos EUA e a suposta “alma” do Harlem. De fato são maravilhosas, e podemos afirmar que são uma das principais qualidades da série.
Mas vamos as críticas: muita coisa fica mal resolvido e mal explicado, parece que faltou empenho no desenvolvimento do roteiro, como uma tensão romântica entre alguns personagens, um romance desnecessário e mal orientado no final e motivações de personagens chave.
Os dois principais vilões, Cottonmouth e Diamondback (nomes inspirados em cobras), são pouco carismáticos e com motivações superficiais, com destaque para a inexpressiva presença do primeiro, que aparece na maior parte dos capítulos. Parece até um retrocesso qualitativo, quando olhamos para trás e nos deparamos com Wilson Fisk e Zebediah Kilgrave.


Mesmo assim, temos outra grande obra da Netflix, que vale muito a pena ser assistida, por isso deixo aqui como recomendação para aqueles que ainda não viram. Luke Cage é uma série muito agradável e termina com um ótimo gancho, sinalizando futura sequência e deixando aquela tensão de querer mais para nós, expectadores.
Bom, é isso por hoje, deixo aqui meu agradecimento. Caso queira outras indicações, clique aqui e tenha mais conteúdo para ver no fim de semana. Até mais.
Muito obrigado,

CorvoGordo

Nenhum comentário:

Postar um comentário