domingo, 10 de julho de 2016

Uma nota pessoal sobre o estresse

   Boa noite, queridos amigos e leitores! Tudo bem com vocês? Não consegui cumprir minha promessa do último post, acho que vocês devem querer me bater nessa altura do campeonato, mas vou tentar recompensá-los por isso. UEHUEHEUHEUHEUHEUEHUEHU. Hoje irei abordar sobre o estresse, mas usarei minhas experiências pessoais para dar o exemplo (ou não).


   Creio que, para iniciar de forma correta, eu teria que apresentar-lhes a definição de "estresse", mas também acredito que ele se manifesta diferentemente em cada pessoa. Então, vamos dizer que o estresse é o acúmulo de sentimentos negativos que causam o desgaste emocional e físico, dando destaque para irritabilidade, desconforto e preocupação.

   No meu caso específico, além dos sintomas já citados, o estresse me causa insônia, distúrbio alimentar (perda de apetite), dores no corpo e agrava a minha depressão, ou seja, fico ainda mais frustrada com coisas pequenas, choro mais vezes por coisas sem relevância e me torno ainda mais de "porcelana".

  Lembrando que cada sintoma apareceram em situações diferentes, o que reforça que existem inúmeras causas para o estresse. Quando me mudei de cidade para iniciar a faculdade, onde não conhecia ninguém, dores musculares e de cabeça se tornaram frequentes, além de que me sentia constantemente irritada. E quando trabalhei com supervisores que era verdadeiros filhos da ****, do tipo que humilhavam os colaboradores e ninguém sabia como que foi parar naquele cargo (nos dois casos nenhum dos dois tinha curso superior), insônia, depressão, frustração, além de baixa imunidade, eram frequentes.



   Muitas vezes estamos tão imersos no estresse que nem enxergamos a solução para sairmos dessa situação que, ao meu ver, é deplorável. Tem um supervisor ruim e que, aparentemente, a direção não fará nada quanto a isso? Peça demissão! Está em uma cidade sozinha e ainda por cima cursando faculdade? Durma até um pouco mais tarde, mantenha os estudos em dia, mas tenha seu momento apenas para se divertir ou relaxar, mande mensagem para seus amigos e, principalmente, faça exercícios.

   Às vezes, o estresse vem acompanhado de preguiça e medo, mas temos que lembrar que nossa saúde, tanto física quanto emocional, TEM que estar acima disso. Os momentos ruins só são passageiros quando fazemos algo para escaparmos deles.


   Enfim, essa foi a minha experiência e o que eu aprendi, ou penso que aprendi, a respeito do estresse. Espero que eu possa ajudá-los, dar-lhes um pouco de direção, se estiverem passando por momentos turbulentos. Se gostaram, ou queiram compartilhar sua experiência comigo, não esqueçam de deixar um comentário. Também estou disponível em meu e-mail caso queiram alguém com quem conversar. Obrigada pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário