domingo, 1 de maio de 2016

Sem plagiar!

   Boa noite, queridos amigos e leitores. Como já perceberam, o blog está de cara nova e, quem me segue no twitter, deve ter notado o quanto fiquei animada com isso. Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu, porque finalmente temos uma arte própria do blog. E queria agradecer especialmente ao nosso amigo Thiago Oliveira, cujo e-mail está disponível pra vocês na página de contatos do blog.

   Dessa vez, ao invés de indicar um filme ou anime, ou qualquer outra coisa da área do entretenimento, quero discutir um assunto muito sério com vocês. Então, ficaria muito feliz se vocês participassem da discussão, deixando a opinião de vocês também nos comentários.



   A questão é que eu estou vendo, cada vez com mais frequência, posts que não passam de plágios de páginas/blogs maiores. Em certos casos, a falta de senso é tão grande que a pessoa tem a capacidade de se limitar a fazer um "Ctrl+C" e "Ctrl+V" nos textos de outras pessoas e publicando em seus blogs.

   O que as pessoas não entendem é que não se trata de apenas falta de criatividade, isso é exatamente roubar as ideias e o trabalho de outra pessoa. Acho que todos os editores de blogs que se prezam sabem o quanto é difícil pensar em uma publicação, um tema cativante, e ainda ter que colocar no "papel" de uma forma que entretenha os leitores. Resumindo: é muito cansativo!

   Resolvi escrever sobre isso por causa de um blog pequeno que eu volta e meia visitava, já que eu gostava de deixar minhas opiniões nos comentários. Entendam o quadro: o blog era feio de se ver, a pessoa usava a cor rosa pink nas letras de suas publicações e ela escrevia tudo errado (no nível de não saber a diferença de "mas" e "mais"), mas eu queria encorajá-la, queria que não desistisse do blog.



   Eis que, do nada, essa pessoa me aparece com um texto digno de nota 900 no ENEM (não daria mil, porque sou difícil). Fiquei surpresa e desconfiada, ninguém aprende normas gramaticais da noite pro dia. Pesquisei uma frase do texto na internet e descobri inúmeros blogs com conteúdo idêntico! Seria difícil saber se a pessoa roubou do blog original, ou se de outro desesperado.

   Não preciso dizer que nunca mais visitei o blog e estou desacreditada com a situação atual. Se quiserem escrever sobre o mesmo assunto, não tem problema, mas escrevam com suas palavras e deem crédito para aqueles que te inspiraram. Não é uma cortesia, é uma obrigação no mundo maravilhoso da internet.

   Vamos respeitar mais os outros, afinal, amanhã algo do gênero pode acontecer com vocês e isso não seria nada legal. Eu, por exemplo, detestaria descobrir que algum de meus textos circula na internet sem minha permissão e sem os devidos créditos.



   Pergunto pra vocês, o que vocês fariam numa situação semelhante a essa? Eu ainda não sei o que eu faria, mas quero acreditar que eu conseguiria conversar civilizadamente e convencer a pessoa a apagar o post.

   Enfim, estarei esperando as respostas. E quero que saibam que estou contando com vocês para nos darem apoio nessa nova fase do blog. Estarei discutindo mais assuntos importantes e fazendo resenhas de mais filmes legais, assim como livros, animes e qualquer outra coisa que me chame a atenção. Espero que tenham aproveitado a leitura e obrigada.

8 comentários:

  1. isso é tenso é chato, a gente tem muito trabalho fazendo postagens eu ate traduzir coisas do japonês eu faço, e minhas traduçoes eu odiaria achar em qualquer outro lugar copiado e dizendo serem as donas, eu provavelmente conversaria e colocaria sim que o texto é meu e gostaria de que fosse apagado. Eu sempre estou indicando postagens de outras pessoas quando faço algumas, bem porque ja que elas ja tiveram o trabalho de falar sobre o assunto, acha nada mais que digno mostrar o ponto de vista de outra pessoa também.

    Seria realmente chato, eu acho que originalidade e tudo e honestidade também, ah é sinceridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente esse o ponto. Eu quero acreditar de que a garota fez na inocência, sem ter plena noção dos atos dela, mas não pra acreditar que alguém pode ser desconectada a esse ponto, ne. Enfim, infelizmente, nem todo mundo tem caráter.

      Excluir
  2. Olá, Raven!
    Acho terrível plágio. A primeira providência é entrar em contato com a pessoa e a segunda dependendo da resposta é denunciar!
    Big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é horrível. O problema é que, às vezes, nem dialogando ou denunciando a pessoa aprende. Acha que porque o que escrevemos está na internet que eles podem copiar e fazer o que bem entendem.

      Excluir
  3. Isso de plágio já me deu muita dor de cabeça. Não no blog, mas em uma outra rede social em que eu postava frases e fotos e as pessoas simplesmente copiavam na cara dura. Denunciava e a postagem era removida. Dias depois estavam fazendo a mesma coisa, aí cansei e decidi abandonar a rede social que eu postava. Aqui no blog eu ainda não vi nenhuma cópia de postagem minha e nem sei como reagiria. Vou adorar acompanhar a nova fase daqui do seu blog ^^
    Hoje tem post inspiração no blog, espero que goste!
    Beijos e boa semana <3


    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino o que você deve ter passado. Me aconteceu uma única vez de uma menina ter copiado e colado algo que escrevi no twitter, na cara dura. Eu fui falar com ela que aquilo não era certo, ela só me bloqueou e continuou com a vida dela como se ela estivesse certa. *ódio flamejante*

      Enfim, irei visitar o seu blog e ver seu post inspiração. Fico muito feliz em saber que estará nos acompanhando. ^^

      Excluir
  4. Tem o site da própria Eudora (www.eudora.com.br). Eles enviam pra todo o Brasil! ;D

    Bom, já aconteceu comigo. Uma pessoa começou a copiar meus textos e mudar uma palavra ou outra pra não dar tanto na cara. E sabe o que é pior? Era uma pessoa que eu conhecia pessoalmente. Comentei o ocorrido em um post no Blog e magicamente o plágio parou. Mas continuo de olho!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que quando é de alguém que a gente conhece deve ser bem pior, porque a pessoa sabe o quanto nos dedicamos, ne? Bom, felizmente parou de te plagiar!

      Boa segunda pra você. Beijão.

      Excluir