sexta-feira, 15 de abril de 2016

Sessão Lágrimas #4: Túmulo dos Vagalumes

   Boa noite, queridos leitores e amigos! Estou muito feliz hoje porque consegui tirar média em matemática, me saí muito bem nas provas cujas notas já saíram e detonei no seminário que fiz hoje. Mas, pra tudo não ficar apenas luz e pra manter o equilíbrio, vamos voltar com a série de filmes onde suor másculo escorre dos olhos?


   Túmulo de Vagalumes, ou Cemitério de Vagalumes, ou Hotaru no Haka, é uma animação baseada no livro de Akiyuki Nosaka, dirigida por Isao Takahata,e produzida por Toru Hara e Studio Ghibli. Essa animação foi lançada em 1988 e possui uma Live Action que ainda não foi distribuída no Brasil.

   O enredo conta a história de um casal de irmãos, Seita e Setsuko, que tentam sobreviver sem a proteção dos pais no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Tendo o pai recrutado pela marinha e a mãe fatalmente ferida durante um bombardeio estadunidense, os dois procuram abrigo com parentes não tão próximos assim.



   De início, enquanto os dois ainda possuíam algo a oferecer, eram bem tratados e não tiveram muitos problemas habitacionais, além da falta que os pais faziam. Mas, com o decorrer da guerra, o aumento da miséria e com os recursos escassos, não tendo mais dinheiro ou comida para darem aos parentes, passaram a ser destratados, sendo obrigados a comerem restos, além de passarem a maior parte do tempo escutando desaforos gratuitos.

   Cansados da forma que eram tratados, decidiram se virar sozinhos, saíram da casa dos parentes e passaram a morar em um abrigo anti-bombas que havia na cidade, mas que, em dias normais, ficava vazio. Passaram por muitas dificuldades relacionadas a comida, água ou o básico de sobrevivência. Vivendo sob o descaso dos adultos, que os tratam como pragas, ou como se não existissem, os irmãos ainda buscam forças para revidar e viver.



   O mais emocionante desse filme é o constante esforço de um irmão mais velho em ver o sorriso de sua pequena irmã, mantendo-se positivo em situações difíceis e encontrando maneiras de distraí-la, para que não visse o que realmente estava acontecendo. Ele negligencia a própria saúde, coloca-se em risco muitas vezes, apenas para cuidar dela. Um filme que retrata um grande amor e um forte laço.

   Apesar de ser muuuuuuito antigo, os traços do desenho são bastante agradáveis e a iluminação de certas cenas me dá um sentimento de satisfação inexplicável. Com certeza, um história que vale a pena ver, pois, nos deixa a refletir: "quem realmente perde em uma guerra?".


  Bom, espero que tenham gostado da indicação da vez. Esse filme é perfeito pra fazer aquele seu amigo que te chama de fresca chorar. Não esqueçam de dizerem nos comentários o que estão achando, estou dependendo de vocês, ok? Obrigada pela atenção.
   

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar: parabéns pela nota em matemática. Sabe que gosto desse tipo de anime? Preciso ir conferir!
    Tenha um ótimo fim de semana!

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHUEHUEHUEHUEH Obrigada, foi com muito esforço. E o anime vale muito a pena assistir, sério! Não vai se arrepender.

      Excluir