sábado, 19 de março de 2016

Você entende de música?

E ai, galera? Tudo bom? Hoje no “ninhodecorvo” eu lhes trago uma questão musical.
Você entende de música? Então quem sabe você não possa me ajudar a resolver esse problema.


Alguns dias atrás um professor estava comentando sobre ao surgimento das correntes de pensamento econômico e a relação histórica que as gerou. Então ele observou o estranho surgimento dos movimentos musicais de grande valor cultural e/ou filosóficos (intelectual) no século XX.
Segundo ele, temos o surgimento do Jazz e do Blues nos Estados Unidos da América como uma das maiores correntes culturais musicas e o surgimento do Samba no Brasil (completando o quadro).
De acordo com o professor, é estranho como não há esse tipo de movimento musical na Europa, ou em outras regiões.
Para mim, ele estava completamente enganado.
Eu concordo com a imponência do Blues no século XX, que surgiu como uma expressão cultural fortíssima de combate ao racismo, carregado de uma ideologia extremamente importante para os EUA. Mas o surgimento do rock’n roll na Inglaterra tem uma carga intelectual e cultural muito mais forte que a apresentada pelo Jazz ou pelo Samba.
O movimento mais importante no Brasil é o da “Bossa-nova” no final dos anos 50, e depois consideramos seus derivados. Além do mais, o rock’n roll brasileiro também se mostrou bastante importante nesse parâmetro sociocultural e até mesmo político, carregado de letras inteligentes e engajadas.


Não podemos esquecer da força que representou o MPB, principalmente no que se refere ao combate a ditadura militar.
De volta aos Estados Unidos, ainda encontro dois estilos que considero historicamente mais importantes que o Samba, o RAP e o Funk (que não se trata do que conhecemos hoje).
Mais próximo do final do século, surgem os derivados do rock, carregados de valores tribais e de identificação individual, como o Punk, o Grunge, o Metal etc.
Minha visão é bastante influenciada pelo Rock e pela falta de conhecimento de qualquer Samba de valor filosófico/ideológico. Enquanto isso, pude observar que a opinião do tal professor é carregada pelo oposto, contato excessivo com o Samba (que deve ser seu estilo favorito) e falta de conhecimento de outros estilos. Ao meu ver, até mesmo o fraco movimento do Sertanejo de raiz tem mais importância cultural para o Brasil que o Samba.
Aí é que vem minha questão. Tenho consciência da minha ignorância no assunto, por isso eu pergunto: Existem Sambas de valor ideológicos importantes para o país? Quais seriam os Sambas com grande expressão cultural para nosso povo? Existem outros movimentos do qual no me lembrei ou não sabia? Quais seriam eles?

Jackson do pandeiro: Campina Grande
Deixo essas dúvidas para vocês, meus leitores. Se for do seu interesse, deixe um comentário com sua opinião, se discorda, argumente, contribua para que todos possam aprender um pouco mais sobre música.

Muito obrigado.

6 comentários:

  1. Já deixo avisado, não falei de Forró, Baião, Fandango ou pixote, por que fora o Baião, não sei nada sobre o que eles representaram na nossa história.

    ResponderExcluir
  2. Sim, existem mas eu não lembro, mas minha professora de literatura, explicou isso e também na época trabalhamos algumas letras dentro deste tema.

    pelo que eu sei ele o samba tem origem nas danças africanas, o carnaval nos bailes dos portugueses, franceses, se não me engano.
    "tido como um símbolo de cultura negra ele se espalhou pelo pais."
    mas também acho que cad movimento merece seu destaque e que cada um teve seu papel. eu nãs sei muito sobre o samba em si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então. Eu me lembro de ter estudado alguma coisa assim no ensino médio, mas não me lembro de nenhuma referência que tenha valor ideológico. Muito obrigado, você me ajudou a lembrar de algumas referências culturais, como por exemplo o "Samba do Arnesto".

      Excluir
  3. Oi!
    Creio que deva ter algum histórico cultural, mas também não tenho muito conhecimento sobre! Ótimo post!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, gostei muito do seu blog. Todas as suas imagens parecem originais, é você mesmo quem tira as fotos?

      Excluir
  4. Sim, existem, tem um chamado Liberdade Liberdade que eu gosto muito por tratar da questão da escravidão no Brasil. Rock e Samba são correntes diferentes, o Samba queria em grande parte alegrar o povo, principalmente os negros, que se matavam trabalhando já o Rock tem toda uma pegada da rebeldia, de ir contra o sistema e tals. Não sei se tudo o que estou falando é certo, mas acho que cada um tem sua bagagem histórica, não tem como comparar. Não gosto de samba, mas sei a importância dele na construção do Brasil, sou mais um Rock hahahaha.

    Abraços!
    Uma Leitura Qualquer

    ResponderExcluir