quarta-feira, 30 de março de 2016

Indicação: Batman vs Superman

Aclamado por uns, odiado por outros, incluindo a crítica, é assim que resumimos esse polêmico trabalho de Zack Snyder, lançado na última quinta-feira, distribuído pela Warner Bros.
No último fim de semana, a Raven e eu fomos ao cinema conferir por que tanta crueldade por parte dos críticos e pseudocríticos.


Da mesma forma que aconteceu o “O homem de aço”, o público não pareceu muito contente com uma representação mais realista e mais profunda do que os personagens rasos, bi ou unidimensionais corriqueiros pelos quais conhecemos Batman e Superman.
Temos um filme pesado, sombrio, tenebroso, mas muito belo e bem ambientado. Um Batman monstruosamente forte, cansado e envelhecido, marcado pela dor, e pelo sofrimento, num contexto mais próximo das Hqs. Um Superman corroído pela dúvida e arrependimento, desacreditado por muitos, incluindo o Batman.
O filme tem alguns defeitos claros. Há um excesso de CGI, que faz do Apocalipse uma coisa malfeita em comparação aos quadrinhos e aos desenhos animados. Não há grande adaptação aos cinemas 3D. O tema da Mulher Maravilha fica fora de contexto no filme, além de que sua participação é totalmente dispensável (com mínimas readaptações), ou substituível (com quase Zero mudanças). A forma forçada como são indicados os possíveis heróis que formarão a liga da justiça ( em minha opinião, faltam 2 da formação original e há 1 que não devia estar ali) e a fraca resolução dos problemas entre os personagens, completam minha crítica.
“The dawn of justice” não é um filme para quem gosta de filmes de super-heróis, é um filme para quem gosta de quadrinhos e de super-heróis.
Isso mesmo. Este, assim como o fantástico Watchman, é uma representação mais crítica e muito melhor trabalhada desse universo fantástico, e assim como o citado filme, não está fazendo tanto sucesso porque não é um filme para crianças.
Não vá ao cinema esperando um filme ensolarado cheio de piadas e participações cômicas, pois você não vai encontrar, não é um filme da Disney.
O meu veredicto (apesar de insignificante) é que temos um magnífico filme inteligente, obscuro e mais verdadeiro, um ótimo filme para assistir várias vezes. Por isso essa indicação.
Não há muito mais a que dizer sem dar spoilers do filme, então aproveitem para assistir “O homem de aço” e logo depois “Batman vs Superman: the dawn of justice”, por que ainda esse ano sai mais um filme do mesmo universo.


Um último recado, não acredite sempre nas críticas, lembre-se que “Sharknado” tem ótima aprovação crítica, e isso não pode ser levado a sério.
Críticas e sugestões nos comentários.
Até a próxima, muito obrigado.

7 comentários:

  1. Eae Gordo,tudo bem? Cara fui assistir esse filme uma semana depois de sua estréia e diferente da critica não achei o filme uma merda como muitos dizem, claro ele tem vários furos no roteiro, que não posso mencionar aqui sem dar spoilers com sua autorização. Mas tem uma coisa que eu consigo dizer aqui sem perigo de ter meu post apagado, como podem acertar e errar ao mesmo tempo na caracterização do batman??? Os caras conseguiram deixar ele tão violento(até mais) quanto nos quadrinhos, e ainda assim ele parece ter sido imbecilizado, para haver motivos dele ir atrás do Superman...Super esse que eu gosto muito, com suas duvidas e a impressão de que ele não queria ter esse dom...

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não assisti e estou tão chateada comigo mesma pela minha falta de tempo pra sair de casa e ir no cinema. Mas sei que é um filme maravilhoso e inteligente, quero muito ver.

    http://karolmennezes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pra ser sincera eu acho que sou ate meio anti Dc, mas eu gosto de uns desenhos ja vi todos os desenhos do Batmam e eu curto ele realmente é meu Heroi favorito de lá.
    Sobre esse filme eu não sei muito eu so vi muitas criticas, mas eu não acredito em criticas ja que tem filmes que eles disseram que era ótimo e foi pra mim uma destruição/descaracterização de uma das melhores trilogias que ja amei e vi. no entanto como filme solto ate que é bom. Então vou esperar sair nas lojas para que eu possa ver e dizer realmente o que penso, mas devo admitir que vou amar ver o supermam apanhando se ele apanhar ne... kkkk mas eu também adoro ver o Thor apanhado então viu não sou má
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Filme complicado esse, principalmente pela nova personalidade dada aos personagens. Esse superman que deixa de ser aquele símbolo de paz e bussola moral pra ser um cara carrancudo de saco cheio que é retratado como um messsias a exaustão, O batman talvez seja a melhor parte desse filme, ben affleck totalmente competente tanto como batman tanto como Bruce,claro, esse batman é extremamente sádico e hipocrita, mas nada tão diferente do batman do alan moore ou frank miller(Aliás, essa aura meio alan moore do filme me preocupa) E a mulher maravilha que em minha opinião não foi nada desnecessária, na vdd foi um ponto positivo para o filme ( se colocasse mais cenas com ela e retirasse o lex ficaria perfeito).
    Um apocalipse vergonhoso com gráficos renderizados em um ps2.
    E uma liga da justiça praticamente criada em um e-mail.
    Além de tudo esse roteiro do filme é extremamente fraco e o único personagem com maiores motivações é o Batman.
    Um dos problemas do filme na minha opinião é aquela edição tosca que em muitos momento deixa a entender que o filme foi lançado as pressas e estava inacabado algo que eu não duvido ter acontecido.
    Meu veredito final é que esse é um filme divertido porém decepcionante para aqueles que gostam dos personagens e do universo dc, se assistido sem expectativas talvez seja mais interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, os leitores de quadrinhos não concordariam com isso. Sim, esse é um superman bastante diferenciado com relação ao ideal que ele representa, mas não carrancudo nem de saco cheio. É um superman inexperiente, carregado pela culpa da invasão de "Homem de aço" e pela dúvida quanto a sua capacidade. Outro ponto que discordo é quanto ao Batman. Cruel e frio? Sim. Sádico? Nunca. Concordo plenamente quanto ao apocalipse, mas reforço a inutilidade da Mulher Maravilha no filme, a participação dela até antes da luta é completamente dispensável, e quase não alteraria em nada se não houvesse, e mesmo na luta, se substituída por qualquer super herói, a história se manteria a mesma. Eu agradeço muito pela sua opinião e pelo seu comentário, é muito bom ver um comentário bem justificado, mesmo quando discordamos dele. Tenho apenas dois adendos, é meio arriscado seu comentário quanto a Alan Moore e Frank Miller, que são bastante idolatrados no universo dos quadrinhos, e por ótimos motivos. E por fim, quanto a qualidade do filme, concordo com os fatos de ser mal editado e parecer ter sido lançado as pressas, mas para os leitores parece um bom filme. É um filme divertido para os não leitores, e decepcionante para quem esperava um universo colorido Marvel(cinema).

      Excluir
    2. Só quero deixar claro que eu achei a presença da Mulher Maravilha importante pro filme e achei o filme muito bom, apesar do plot não ter sido "ooooh".

      Excluir