sábado, 28 de janeiro de 2017

Rio Preto Shopping Anime Summer: como foi?

   Olá, queridos amigos, companheiros, colegas e leitores! Como vocês estão? Hoje eu fui em um evento cosplayer e concurso de coreografias kpop que ocorreu em minha cidade, junto do Corvo Gordo e mais dois amigos. Então, decidi compartilhar com vocês a experiência, o que foi bom e o que foi ruim do evento, além de falar se valeu ou não a pena ter ido.


   Antes de eu começar, gostaria de ressaltar o quanto é legal e importante para nós, que curtimos animes e kpop, existir esse tipo de evento em nossas cidades. Por muitas vezes lemos notícias a respeito em outras regiões, vemos coberturas no youtube (ou até mesmo na TV), mas não temos a oportunidade de irmos, ainda mais quando a comunidade otaku não é tão grande na cidade. Felizmente, em São José do Rio Preto, tem-se um volume consideravelmente bom, o que tornou possível o Anime Summer.

   Se eu não me engano, o cronograma dizia que primeiro haveriam as apresentações de grupos de cover kpop, porém, quando cheguei estava ocorrendo os desfiles de cosplays. Creio que deve ter ocorrido algum imprevisto e trocaram os horários. Logo após se apresentarem, já houveram as premiações e abriram espaço para que os grupos cover pudessem se apresentar. Não lembro ao certo o horário, mas o desfile aconteceu bem rápido e, de certa forma, as apresentações de dança também.

   Vocês devem estar se perguntando o motivo de eu estar descrevendo de forma tão vaga as apresentações, sendo que eu poderia comentar sobre os melhores cosplayers e mostrar a vocês as fotos, assim como as apresentações de covers, porém, não será possível, porque foi extremamente difícil ver o pouco que vi do evento. O motivo? Em frente ao palco havia um palyground montado há alguns dias, para crianças pequenas, que ocupava a maior parte do pátio, deixando um espaço de no máximo 2 metros de largura na frente do palco, fazendo com que quem quisesse assistir tivesse que, ou estar bem na frente (o que tinha um limite máximo), ou subir na praça de alimentação e tentar enxergar alguma coisa, ou assistir de trás do parque, o que era uma distância considerável.

   Outra pequena reclamação é que, por ser um espaço muito aberto, junto a praça de alimentação, a acústica do local não ficou muito boa, sendo complicado entender o que os apresentadores e juízes estavam falando, mal dava para escutar o nome dos grupos e/ou integrantes, outro fator que me desanimou, pois gostaria de tê-los fotografados e apresentado à vocês.

Manu segurando a bolsa e tentando assistir as apresentações

   Acho que nem preciso comentar que sempre tem as pessoas mal educadas, não é mesmo? O cara que tem +2 metros de altura que brilhantemente decide ficar na frente de todos, sendo que era o cara mais alto do shopping inteiro. A garota que, enquanto eu estava tentando filmar uma apresentação de dança, decidiu subir em cima da cerca do playground e ficou na frente da apresentação, mas não que desse pra ver as garotas dançando mesmo. E o que marcou com chave de ouro: um dos grupos covers que apresentou queria assistir as gravações delas dançando, elas saíram de onde estavam, me empurraram pra trás e ficaram assistindo a apresentação delas em uma câmera, sendo que poderiam ver em qualquer outro lugar que não atrapalhasse os outros.

   Com todas essas adversidades, ficou realmente difícil fotografar e filmar com qualidade, o que me deixou realmente frustrada, pois na minha imaginação utópica, eu conseguiria trazer imagens fantásticas para vocês, o que ficarei devendo.

   Como eu já havia dito no início do post, eu fico realmente feliz que existam esses eventos gratuitos, que abra um pouco de espaço para os kpoppers e otakus de nossa cidade, porém, já que se comprometeram a fazer o evento, poderiam ter planejado melhor o espaço, quer dizer, nem todo otaku é cosplayer, nem todo otaku é kpopper e nem todo kpopper sabe dançar. Então, da próxima vez, ao planejarem um evento desses, poderia haver mais espaço em frente ao palco, para que todos possam assistir as apresentações. E não seria uma má ideia terem colocado algumas mesas para aqueles que fossem jogar Magic e terem colocado mais atrações, como espaço para competição de larp e uma lona branca para que os cosplayers pudessem ser fotografados junto de outras pessoas que quisessem colocar no face, insta ou até mesmo blog, o que teria salvado meu dia.

   Eu saí de lá meio cabisbaixa, mas não digo que não valeu a pena, apesar de eu ter escutado de pessoas próximas que não voltariam em eventos como esses, por causa de todos os ocorridos. No entanto, em minha percepção, creio que deixar de ir não trará opções melhores para nossa comunidade no futuro, o jeito é comparecer, dar nossa crítica construtiva e cobrar para que nas próximas ocasiões todos possam se divertir, ou pelo menos assistir.

Cm Yelloween (esquerda) e Yumi

   Aproveito o espaço para parabenizar a dupla Y2Moon, cujo as integrante se chamam Cm Yelloween (Geovanna) e Yumi (Anna Julia), que foram as vencedoras da competição de dança, como mostra a imagem acima. Essas garotas fizeram um show com a música Zutter da sub unit do BigBang, GD&TOP. E por sorte, POR MUITA SORTE, eu consegui tirar uma foto delas, pois prontamente atenderam meu pedido. São uns amorzinhos. Desejo vê-las em novas competições para eu voltar a falar de vocês aqui no blog, ok?

   Enfim, essa foi nossa experiência no Rio Preto Shopping Anime Summer que, como eu disse, não foi ao todo ruim, só tiveram algumas complicações. Esperamos poder contar com mais eventos para podermos passar à vocês! Obrigada pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário