sexta-feira, 10 de março de 2017

Relato de minha ansiedade

   Olá, queridos amigos, companheiros, colegas e leitores aqui do blog. Como vocês estão? Eu estou em uma das maiores correrias que já pude vivenciar, sem tempo pra muita coisa, devido ao meu projeto de iniciação científica, mas senti falta de escrever pra vocês, então decidi postar algo como um desabafo.


   Não me lembro se já comentei com vocês, sou muito ansiosa, o que muitos irão assimilar com passar o dia pensando em um evento que está por vir ou com expectativas para uma festa em que o crush estará, ou até mesmo a louca vontade de que um dia chegue logo pra poder ir assistir um filme que você quer muito ver no cinema. Ao todo, você não está errado, mas se esse resumo de ansiedade fosse tudo, eu não precisaria escrever um post sobre isso.

    Quando somos exageradamente ansiosos, não pensamos apenas em um evento, pensamos em nosso cotidiano, nossa mente está sempre afogada de pensamentos sobre o que pode acontecer amanhã, hoje, daqui a 5 minutos. Quando temos um compromisso marcado para muito cedo: "e se eu não acordar?"; "e se o despertador não tocar?". Quando temos que ir pra faculdade: "e se eu me atrasar?"; "e se eu perder o ônibus?"; "e se eu não entender a matéria?". Sem falar nas vezes em que, do nada, passamos a pensar em como podemos ser um fracasso no futuro, passamos a querer fazer algo a respeito, mas acontecimentos do presente nos desanimam e ficamos pensando e pensando e remoendo em como podemos não realizar nada do que sonhamos para nós.


   Ficamos acordados até tarde e, às vezes, até viramos a noite pensando em que roupa iremos usar amanhã, o que falaremos pras pessoas, como deveríamos agir, como faremos amigos, ou como manter o que já temos. Quando a exaustão toma conta do nosso corpo, lá pras 8h da manhã, a gente se obriga a dormir (estudo a noite, por isso, comigo é assim), mesmo que em vão, já que não conseguimos relaxar nossos maxilares, estão sempre sendo forçados, sempre cerrando os dentes e temos que nos concentrar para que paremos de fazer força nele.

   Em meu caso, muitas das vezes minha ansiedade não está ligada com expectativas felizes, mas são pensamentos negativos e de preocupação, por isso ela sempre acompanha a minha depressão. Uma vida de preocupações contantes com coisas pequenas, é cansativa e autodestrutiva.

    Atualmente, apesar de eu ainda não ter procurado ajuda de um profissional (psicólogo ou psiquiatra), eu tenho total noção de que eu já deveria ter me consultado, mas a grana tá curta. Para me ajudar, estou tentando me ocupar de uma forma que eu passe a me amar mais, como me exercitando pra emagrecer tudo o que engordei com a depressão, tomando chás calmantes a noite para conseguir dormir, participar de atividades da faculdade, apesar da atlética acabar de ser fundada, já estou atrás de ser líder de torcida e, provavelmente, também jogarei xadrez em nome do Instituto.


   O que estou tentando fazer por mim mesma, COM CERTEZA, não é o suficiente, não irá me curar, não me fará 100%. Mas já ajuda. Me sentir um pouco mais bonita, me faz achar forças pra sair de casa. Dormir bem faz com que eu consiga completar minhas obrigações, ao invés de me frustrar com minha irresponsabilidade (afinal, eu sempre me culpo). E, atualmente, parei de comer miojo e passei a fazer minha própria comida, mesmo que eu odeie cozinhar, comer melhor, te faz melhor, eu tenho tido mais energia pra me forçar a sair da cama, algo que sempre foi uma tarefa difícil.

   Sinceramente, tudo que tá escrito aqui eu simplesmente tirei de meu peito, de minhas experiências cotidianas. Talvez eu procure algum psicólogo para fazer perguntas mais técnicas e pegar algumas dicas, fazer uma apresentação mais detalhada de como é a ansiedade e, então, passar para vocês.


   Bom, me sinto mais aliviada, por isso que eu amo escrever. Hahahahaha. Espero que tenham gostado da leitura e não se esqueçam de comentar, eu quero saber se passam ou já passaram por isso, o que vocês pensam sobre o assunto, como vocês lidam com isso, eu quero saber tudo. Porque eu sempre me sinto melhor quando converso com alguém sobre e, se eu puder ser esse alguém pra vocês, eu ficaria muito feliz. Falem comigo. E obrigada pela atenção.

4 comentários:

  1. Nattt. Sinto o mesmo, to sempre pensando q o ruim vai acontecer. Parece q a qulauqer momento tudo vai dar errado. Tenho feito yoga e me ajuda bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você achou algo que te ajuda a liberar um pouco dessa carga emocional! Faça coisas assim, encontre mais e mais hobbies que te faça melhor, além das companhias que lhe faça bem. <3

      Excluir
  2. sei bem o que é isso nati, inclusivo tomo ansiolíticos há algum tempo, mas não ajuda muito, melhoras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lohanzito, acho que ansiedade deve ser algo comum agora em nossa geração, ne? Eu pretendo procurar ajuda psiquiátrica para que me passem remédios também, mas creio que te ajudaria muito fazer como eu, encontrar hobbies e afins.

      Excluir