quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Fat Shaming!

   Olá, queridos amigos, colegas e leitores do blog. Tudo bem com vocês? Hoje estarei dando minha opinião sobre mais um assunto que chamou minha atenção, porque vocês sabem que eu sou boca grande e falo MERMO.



   Antes de mais nada, pra quem não sabe, Fat Shaming seria o termo usado para quando pessoas gordas ou acima do peso, como preferirem, são humilhadas com brincadeiras sem graça, xingamentos, bullying, coisas do gênero.

   Há alguns dias atrás, enquando navegava em alguma rede social, vi um rapaz alegando ser a favor do Fat Shaming porque isso o ajudou a entrar em uma academia e perder peso. E me senti na obrigação de escrever um pouco a respeito.

   Claro que o rapaz tem seu mérito por ter superado a situação toda, mas não são todas as pessoas que tem o psicológico forte para usar a humilhação ao próprio favor. Eu, por exemplo, acabaria entrando em depressão e não em uma academia. Então usar o seu caso para generalizar e tornar ok uma prática lastimável como essa, não é algo que eu possa concordar. Mas parabéns pro moço.



   Ainda não estão convencidos? E se eu dissesse que foi cientificamente comprovado que Fat Shaming NÃO ajuda a motivar as pessoas a perderem peso? De acordo com o site Authority Nutrition, esse tipo de atitude faz com que pessoas acima do peso passem a comer mais, porque os fazem se sentir estressados e assim acabam descontando na comida, podendo ingerir o triplo de calorias do que normalmente comem.

   Como eu já disse pra vocês inúmeras vezes, eu prefiro que as pessoas sejam saudáveis, sempre acreditei nisso. Mas isso não está diretamente ligado em as pessoas serem todas magras, ou todas malhadas, existem pessoas saudáveis que a barriga não seja reta. E vale lembrar que julgar as outras pessoas apenas porque elas não preenchem o seu padrão de beleza é ridículo, esse tipo de atitude não diz nada sobre a pessoa que você está humilhando, mas diz muito sobre você.

   Um último recado: vocês têm todo o direito de não se sentirem atraídos por pessoas acima do peso, mas não têm o direito de humilhá-las, então respeitem!



   Enfim, essa é minha opinião a respeito, espero que possam comentar as de vocês, estarei esperando. Ah, e se quiserem que eu fale a respeito de outros assuntos, basta deixar nos comentários também. Muito obrigada pela atenção.

12 comentários:

  1. Eu odeio isso, por vários motivos, primeiro as Tv, infelizmente eles ainda enaltecem as magras e criticam as gordas... E também desde de quem me conheço por gente eu era chamada de Baleia e feia, assim lá pelos meus 12 anos comecei a malhar porque queria mesmo, infelizmente descobri que isso afeta nosso crescimento, mas bem sou baixinha mesmo. Enfim parei de comer fiz dieta e montão de coisas inúteis, porque nem gorda eu era, mas colocaram isso na minha cabeça. Hoje eu acho que temos que nos amar, gordo magro feio e bonito, faça um exame de sangue se tiver tudo bem despreza o peso e seja feliz.
    Jardim de Sereia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, se a sua saúde está boa, não há necessidade de você entrar em dietas malucas e malhar loucamente, sendo que você pode se amar do jeito que é. Eu também, por muito tempo, acreditei ser gorda por causa dos comentários maldosos das pessoas e isso ainda me afeta hoje, muitas vezes encontro dificuldades de me aceitar. Enfim, o recado é: seja feliz independente do seu corpo, o único bem que temos que proteger é nossa saúde.

      Excluir
  2. Nem preciso comentar nada... Passei a vida sendo gordinha, e quando as pessoas não te zoam claramente, deixam subtendido nas "brincadeiras".

    ResponderExcluir
  3. Fui vitima de bulling durante toda a minha infancia e adolescencia por ser gordo, nerd e timido, hoje em dia estou em forma e faco academia, porem ate hoje tenho serios problemas de auto estima e sociabilidade, e tomo remedios para isso, acho que todo mundo me odeia, e que nao me encaixo em lugar algum, que sempre tera alguem me julgando por quem eu sou, mal consigo fazer amigos de tanto trauma e medo que eu tenho de ser julgado e sofrer, sera que foi uma coisa boa na minha vida?? Queria poder conversar com esse idiota...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes não sei se seria bom conversar com as pessoas que te marcaram negativamente, porque tem a possibilidade delas não se lembrarem de você e acho que isso seria ainda mais chateante.

      Excluir
    2. Estou falando do idiota da sua materia kkk, dos idiotas que estragaram minha vida quero distancia, na vdd hoje eles veem a distancia minhas vitorias,prq graca a deus sou uma pessoa determinada e empenhada em fazer o bem, busco sempre evolucao, mas cansa ficar usando essa mascara de `sou uma pessoa normal, como qualquer outra`,quando na verdade sou fobico social (sei que voce eh uma garota muito legal e pesquisara o que eh fobia social) kkkk Eu ate tenho meus amigos conquistados aos trancos e barrancos aos quais dou muito valor, mas nem com eles consigo desabafar, fico me controlando a todo o momento para nao dar `mancadas` e nao mostrar o quanto sou fragil

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Espero que com o tempo você possa ir superando isso e consiga se abrir mais com seus amigos. Infelizmente tem coisas que ficam com a gente por muito tempo, mas você tem que saber que não é fragilidade, passar por cima de seus medos e se emprenhar quando você não tem onde se apoiar não te torna frágil.

      Excluir