sexta-feira, 11 de março de 2016

Comparação: As crônicas de gelo e fogo & Game of thrones.

Bem-vindos novamente. Hoje vou fazer uma pequena comparação entre a adorada série de tv e a série de livros que contam o universo criado por George R.R. Martin.
Antes de tudo, vale lembrar que expresso aqui apenas minha opinião pessoal e qualquer um tem direito de discordar do que estará escrito.

Os cinco livros publicados até o momento
As crônicas de gelo e fogo é uma série de romances qualificados como fantasia épica, escritas pelo já conhecido George R.R. Martin (cujo nome está estampado nos livros em letras maiores que as dos títulos) e publicada pela editora Bantam Spectra ( de 1996 até agora), distribuídos no Brasil pela editora Leya.
Game of Thrones é uma série de televisão baseada nos livros (leva o título do primeiro) de R.R. Martin. Produzida pela HBO, foi ao ar pela primeira vez em 2011, e narra a “mesma história” de Westeros que o livro.
Bom, porque “mesma história” entre aspas? A série e os livros divergem cada vez mais conforme o decorrer da história.
O autor dos livros teve participação ativa até essa quinta temporada na série, então, de forma geral, ambas as histórias tomavam o mesmo rumo, por isso a comparação que farei não vale para as próximas temporadas.
Primeiramente, o universo do livro é sempre mais completo que o universo da série (ou filme – como acontece com outros títulos), sem dúvida. A genialidade do autor se mostra na criação e na descrição de seu universo fictício tão bem elaborado e cruel, quebrando com qualquer expectativa de conto de fadas.
Martin detalha nudez e violência com a crueldade do mundo real, não há piedade nem para os personagens que o público possa considerar protagonistas. São estes detalhes muito bem elaborados que surpreendem o público em alguns momentos.
Meu último elogio, o enredo e os personagens são muito bem entrelaçados e com grande profundidade, sem estereótipos dualísticos de bem e mal, há egoísmo e crueldade em todos, ao mesmo tempo em que existe piedade e dúvida. Por fim, a história é bem amarrada.
A série obteve bastante sucesso em representar o universo do livro, com um teor medieval e de fantasia, cativando um público gigantesco.
Os efeitos especiais são bem trabalhados e convincentes, os personagens são bem representados. Embora a atuação não fosse tão boa de início, temos agora personagens muito fortemente caracterizados, muito bem trabalhados e com atuações geniais.
Alguns personagens foram bem melhor trabalhados que no livro, mas a falta de contato com os pensamentos íntimos dos indivíduos remove grande parte da profundidade, como muito claro em Theon Greyjoy .
A redução de personagens e da extensão do romance prejudica um pouco a história, mas o dentro do universo montado, o enredo ficou tão bem entrelaçado quanto o livro.
Na MINHA opinião ( longe de ser uma regra) a série foi muito melhor executada que os livros, e vou explicar o porquê.
Embora eu não dispense de maneira alguma “As crônicas de gelo e fogo”, o livro não é tão bem escrito, ou editado. Talvez tenhamos perdido algo na tradução, já que eu estou lendo em português (talvez isso seja desculpa esfarrapada), mas falta muito mistério. Muito dos segredos do livro são rapidamente expostos ou se tornam tão claros que o texto se torna previsível para quem se acostou ao estilo do livro, não há tensão enquanto lemos, e mesmo algumas mortes acabam se tornando óbvias.
Por falar nas mortes, eu preciso reclamar da falta de impacto que elas produzem, mesmo as mortes brutais transmitem pouca sensação na leitura, acabando com o choque que elas deveriam produzir.
Quando falamos da série, lembramo-nos de mortes bastante chocantes, algumas até traumatizantes, bastante visuais e impactantes (nos temidos capítulos 9).
O mistério é constante no seriado, a brutalidade é mais sincera, e tudo é mais visceral.
Embora a história tome um rumo mais simplório no seriado, ela parece mais fluída.
Outra coisa que me incomoda na leitura é quando há excesso de detalhes desnecessários, o que felizmente não ocorre com tanta frequência.
Poucas vezes o seriado me decepcionou (como quando há dubles de corpos em cenas de nudez), mas há alguns problemas sim.
Algumas atuações são até incomodas, faltam alguns pontos cruciais do enredo (o que há por trás de Jon Snow, a trama de Azor Ahai, e todo o “mistério” dos lobos gigantes), e o excesso de protagonismo em determinados pontos garante a morte ou sobrevivência de determinados personagens.

O trono de ferro da série
Bom, dessa forma deixo claro meu favorecimento à série, mas qualquer um está apto a discordar de mim, contanto que argumente. A sexta temporada tornará sua história independente dos livros, o que só reforça a ideia de que devemos aproveitar ambos, por isso deixo também minha indicação, assistam, leiam e critiquem.

Aproveitem, muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário