terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Indicação: Distrito 9

Olá, tudo bem? Minha indicação de hoje é um filme bem diferente, por isso peço um pouco de paciência.
Distrito 9 é um filme de ação, suspense e ficção científica lançado em 2009 e distribuído pela TriStar Pictures.

A nave mãe sobre Joanesburgo.
O enredo trada do primeiro contato da civilização humana com uma espécie alienígena.
Em 1982, na região metropolitana de Joanesburgo (África do Sul), avista-se uma grande espaçonave que paira sobre a cidade imóvel. Após três meses de espera e nenhum contato, o governo envia um grupo militar para invadir a nave, encontrando mais de um milhão de indivíduos de uma espécie artrópode inteligente, em uma situação bastante precária e sem um aparente líder.
Decide-se por alocar esses “refugiados” em um distrito improvisado na periferia de Joanesburgo, onde eles se estabelecem e multiplicam.
Em 2010, quando o Distrito 9 atinge uma situação insustentável, transformando-se numa grande favela, o governo Sul-africano contrata a MNU (União Multinacional) para realocar os mais de  1.800.000 “camarões” para o novo e planejado Distrito 10.
Wikus van de Merwe (o protagonista) é o encarregado de liderar as ordens de despejo aos alienígenas, mas durante uma entrega, é contaminado por um fluído desconhecido. É então que a história se desenrola.
O filme trata da convivência e de Wikus com as duas sociedades (humana e alienígena), lidando com a mutação que sofria e com situações de preconceito e ódio.
Embora os efeitos especiais estejam um pouco ultrapassados, o filme apresenta ótima atuação, um enredo bem desenvolvido e alguns aspectos bem peculiares.
No desenvolvimento do filme, percebemos que nós, os humanos, é que muitas vezes somos os vilões da história.
Mas o mais importante é que Distrito 9 não é um filme sobre invasão alienígena, é uma analogia a um dos maiores crimes contra a humanidade já ocorridos, o regime de segregação racial implantado pelos sucessivos governos do Partido Nacional (na África do Sul) e que vigorou de 1948 à 1994, também conhecido como Apartheid.

Segregação de banheiros (África do Sul)
O filme trata de racismo e da maneira absurda como tratamos aqueles que são diferentes, por isso faz parte da minha lista de indicações.
Bom, espero que aproveitem a experiência desse filme, que é uma ótima opção para os dias de hoje, em que a questão de igualdade é frequentemente discutida.

Muito obrigado.

2 comentários:

  1. Já assisti o filme e ele é muito bom mesmo, ele trata de diversos aspectos de uma ótima maneira, curto muito esses filmes que tem uma história por trás e tal.

    Abraços!
    Uma Leitura Qualquer

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos melhores filmes que eu vi no ano de seu lançamento, pena que ele não teve a divulgação que merecia no Brasil na época, a mensagem que esse filme passa é muito forte e faz quem tá assistindo refletir sobre nosso comportamento. As cenas de ação são fodas, a arma que atira o porco é demais!

    ResponderExcluir