quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Indicação: Scarface

Minha recomendação de hoje é um filme já meio antigo, de 1983.

O poster
Scarface é um drama policial escrito por Oliver Stone, adaptado para o cinema (pela primeira vez) em 1932, e readaptado 51 anos depois.
É esta ultima versão que é considerada a clássica, portanto dela falaremos.
O filme trata da trajetória de Antônio Montana, um criminoso cubano que vai para os Estados Unidos, fugindo do regime comunista em busca de oportunidades de crescimento.
Tony chega a Miami em 1980, e a partir dai, traça sua jornada para se tornar um chefão das drogas.
Scarface é um grande exemplo de clássico do cinema, com falas bem marcantes e um enredo bem escrito e executado.
Quanto à fotografia, percebemos que a qualidade de imagem já esteja para lá de ultrapassada, mas é ótimo para manter a atmosfera de tensão e agressão que a história transpassa.
Embora não haja grandes exemplos de atuação, Alpacino desempenha com maestria seu papel, nos trazendo um Tony Montana marcado por um passado violento e doloroso, com grandes problemas pessoas de origem psicológica e preso a sua moral.
O filme entrelaça bem a violência com a trilha sonora, com toques instrumentais bastante fortes nas horas de ação e um tom que lembra muito Laranja Mecânica de Kubrick.
O enredo não se desenvolve como os clássicos de ação e o longa não termina como estamos acostumados, mas tudo é muito bem executado e muito satisfatório.
Scarface é considerado um dos filmes mais violentos já feitos, portanto não é recomendável para menores de 18 anos, mas ainda sim, é uma ótima opção para o fim de semana, se você tem um tempinho de sobra (pois o filme é bastante longo, com 170 minutos).


Agradeço mais uma vez pela atenção, e não se esqueçam de conferir as outras análises do blog, pois logo estaremos publicando mais.

Muito obrigado, boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário