sábado, 5 de dezembro de 2015

K-pop?

Grupo: BangTan Boys (BTS)

   Bom dia, corvinhos. Eu queria discutir com vocês sobre K-pop. Notei que há inúmeros haters dos artistas sul-coreanos em redes sociais, em especial no twitter, sendo que a maioria deles nunca se deu ao trabalho de pesquisar sobre esse estilo. Então, para maiores esclarecimentos decidi me pronunciar.

   K-pop é uma abreviação de música popular coreana, mas não se limita apenas ao pop, abrange também Rap, HipHop, eltrônica, balada, entre outros. E a maioria dos brasileiros já ouviram, nem que seja uma música, desse mesmo estilo. Ou você quer que eu acredite que você nunca ouviu "Oppa Gangnam Style"? Isso mesmo, PSY é um cantor sul-coreano, atualmente, um daqueles que mais faz sucesso.

 
Grupo: 2NE1


   Eu creio que a maior parte desse preconceito é questão da diferença gritante entre as culturas, afinal a Coreia do Sul não é ali do lado, ne. Mas o que me chamou a atenção nos grupos desse gênero foi o enorme comprometimento dos integrantes.

   Pra quem não sabe, na CS as agências de gestão oferecem contratos para jovens, onde eles aprendem músicas, coreografias, línguas estrangeiras e como se comunicarem com os fãs e com a mídia, essa forma de treinamento padronizado é extremamente criticada, por gerar grande desgaste a esses jovens. E, devido ao setor de entretenimento desse país ser consideravelmente novo, não há muitas regulamentações a favor dos artistas, estes são submetidos a exaustivos treinos diários, tanto vocais quanto físicos, possuem agendas lotadas e, muitas vezes, têm de fazer seus shows sem se quer terem dormido ou descansado de forma descente. 

   Por isso, para as Kpoppers, é extremamente chateante lidar com o frequente desrespeito. Nossos ídolos não apenas cantam, eles cantam, dançam, compõe suas músicas, atuam em seus MVs e tocam instrumentos musicais, desde muito jovens. E não tem porquê de serem tão duramente criticados. Se nunca deu uma chance para o K-pop, tente ouvir Dope do BTS, ou Bang Bang Bang do Big Bang, ou qualquer outra música de qualquer grupo/cantor(a), ouça antes de formar uma opinião. Caso realmente não goste, é só não ouvir mais as músicas. Muito simples, né? Não tem porque ficar fazendo apologia ao ódio só porque não faz seu estilo. É uma questão de respeito E maturidade. 

   E vale a pena lembrar que, mesmo com os dias lotados de afazeres, os integrantes dos grupos de K-pop tiram um pedacinho de tempo para se dedicarem aos seus fãs. Muitos deles já admitiram que sempre visualizam os comentários de suas redes sociais ou de fóruns, para saberem o que dizem sobre eles, ou seja, muitas vezes se deparam com aqueles comentários duros e indesejáveis após um dia cansativo. Com muita frequência, eles fazem demonstrações de amor, carinho e gratidão. E é admirável o extremo respeito que possuem ao falarem de suas fandons, coisa que não podemos esperar de muitos artistas do Ocidente, certo?

Grupo: Big Bang
   
   Então, pra concluir, admito que sou sim muito fã de K-pop, acho que é bem perceptível ao longo do post. Meu top 3 grupos favoritos são o Big Bang, BangTan Boys (BTS) e o Super Junior, prefiro as boybands. 

   Quero saber a opinião de vocês sobre esse estilo musical, ou se vocês possuem alguma dúvida. Ah, se já passaram por desrespeito devido ao seus gostos, compartilhe comigo suas histórias, pois eu sei bem como é a sensação. Caso, ouçam alguma das músicas que indiquei, ou procuraram pelos grupos, me digam se gostaram ou não, sou bem compreensível, eu juro.

  Ficarei esperando, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário